Finalmente, o MINISTÉRIO DA CULTURA, através da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, acatou e julgou procedente o recurso que pedia a liberação do livro BOSTA LAVADA, de J.Alves. A decisão veio em boa hora, pois algumas notícias ligadas ao caso tratado no livro em questão, surgem no momento. No dia de ontem, por exemplo, o jornal O Estado de S.Paulo publicou reportagem, informando que um Instituto de Pesquisa dos EUA revelou que em cinco das maiores cidades norte-americanas a população vem consumindo água com componentes químicos, mesmo depois de tratada, na sua maioria, oriundos de medicamentos de uso controlado, tais como antidepressivos, anticonvulsivos, etc.
A proposta do projeto Bosta Lavada, inicialmente não foi compreendida pela Assessoria Técnica do CNIC, que havia classificado a mesma como sendo "de conteúdo científico". Com a recente aprovação, os editores consideram o caso superado, no entanto partem agora para vencer outra grande questão que é a resistência ao nome, pelos meios de comunicação. Segundo seu autor, o título não poderia ser diferente. O autor também afirma que é preciso ‘desconstruir’ o conceito pejorativo que se tem sobre o tema. Diz ainda que, do mesmo modo como os dois protagonistas do livro inventaram uma forma para "desconstruir" a água e a matéria orgânica, dos dejetos, é preciso encontrar uma outra linha de pesquisa que aprofunde a relação entre o homem e a Natureza. Essa nova orientação passa, necessariamente, pelos estudos acadêmicos sobre a matéria, mas e principalmente pela pesquisa de linguagem que trata do assunto. Diversos signos que estão ligados ao conteúdo do livro são tratados, também, na cultura contemporânea. Dentre eles, o próprio título que sugere "coisa errada e feia" do ser humano, logo do ser social.
A partir da aprovação do livro, pelo MINC, os editores voltaram a contatar patrocinadores, o que permitirá a distribuição do livro para Bibliotecas e Universidades, em escala Nacional, fomentando a discussão sobre todos os temas ligados ao assunto em questão. Por ora, está sendo providenciada uma Edição Especial, para atender à demanda provocada pela discussão do tema.
Os interessados podem entrar em contato, através do endereço na Internet: http://valedam.sites.uol.com.br, onde poderão obter mais informações sobre como adquirir um exemplar.
segunda-feira, 17 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário