sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mediocridade

Free Hit Counters

Free Counter

Na Comunidade do Blog de Luiz Nassif nas discussões postadas no Forum, vez ou outra aparece uma imbecilidade que é quase impossível combatê-la. Tendo fazer aqui esse trabalho, já que lá, naquele Forum sem regras vale tudo, predominando a absoluta falta de ética. Há semanas um desmiolado postou algo parecido como: Lula é um farsante, um fraco...Você concorda? A partir daí vem um monte de asneiras com desdobramentos impessados. Vou deixar acima um link dessa matéria para a posteridade e reproduzo aqui todas as minhas intervenções. Estou sacando as mesmas desse tópico ao qual me refiro.


Responder até Jair Alves em 27 novembro 2008 at 20:56
Maria Dirce,


Esperei o quanto foi possível. Mas vendo uma pessoa de coragem como você vindo aqui para soltar o verbo acabo tomando um pouco "de vergonha na cara" e me manifestando a partir de seu comentário. Imagine você se eu postasse algum tópico com esse título: Serafim Ponte Grande (digamos que ele fosse um participante dessa Comunidade) mau-caráter, desprezível, sem-vergonha, ou apenas ser humano?". Pode ter certeza quinze minutos depois alguém ia cuidar de reclamar para a direção da Comunidade e eu seria advertido. Disso eu não tenho nenhuma dúvida. Agora, o que acontece é que sem o menor pudor alguém posta esta porcaria, ainda que usando de retórica, mas levanta a possibilidade dele o presidente da República ser o que está sendo ventilado como possível.

Li um pouco a porcaria do texto que dá inicio a esse tópico e lá encontro a primeira da podre retórica: todos se lembram da esperança de 2002....é mais ou menos isso, não tenho hábito de recortar texto de outras pessoas. Ai me lembro do desatinado que teve a idéia de usar essa retórica que a história não começou em 2002. Lembro, só para ficar próximo de você, que em 1973 viajei para a sua região - Lençois Paulista, cheguei até a me apresentar um ginásio de esportes com a peça Morte e Vida Severina e vi no rosto esperançoso daqueles professores jovens que de subversivos não tinham nada, só queriam um futuro para esse país. Prezada Dirce, o futuro chegou estamos vivendo hoje tudo aquilo que aqueles jovens professores e mais jovens alunos ainda sonhavam - um Brasil. Perto dali, soube que na Diocese de Lins alguns padres tinham sido perseguidos, presos, torturados, só porque queriam levar a palavra de uma Igreja libertadora etc etc. Fui conhecer alguns desses padres. Mais à frente, em Presidente Venceslau fui visitar alguns outros padres presos, dentre eles Frei Beto e outros que não soube identificar na época, Frei Fernando me parece. Ai querido Dirce lembra que esse homem que ontem olhava aquela Santa Catarina alagada com os olhos cheios de lágrima se manifestava como o líder de uma Nação - a Nação Brasileira. Aprendi com aqueles padres encarcerados quando já não acreditava mais em Deus, como ainda continuo não acreditando (acredito nos homens) que não existe líder sem grupo. E esse homem que algum oportunista quis usar de uma retórica podre comparando-o a farsante, lidera não só pessoas, mas sonhos, história e geografia de uma parcela significativa do Brasil - com toda certeza a maioria. Em nome de quem os profetas de feira se julgam no direito cogitar tamanhas blasfêmias. Pergunto que um gaiato desses teria coragem de substituir o nome de Lula pelo nome da própria mãe? É claro que não.

Cara Dirce, passado uns dias, o mesmo autor dessa porcaria de tópico, vem revelar sua verdadeira vocação. Com a irresponsabilidade que é próprio dos covardes que não valorizam o poder das palavras, por isso não pensam ao escrevê-las, assume que esta fazendo campanha para um determinado político. Nada contra pessoa do político, porém ao fazer essa inserção está evidente que está negando o trabalho coletivo, o esforço coletivo, o interesse coletivo de quem se faz representar por partido. Hoje leio que alguém ainda cai no desatino de acreditar em nomes. Volto a lembrar o que disse aquele padre torturado e que morreu anos depois num trágico acidente. Não existe líder sem grupo, não existe grupo se líder. Prezadíssima, tomei coragem na sua coragem, e agora é só esperar as pedradas. Deus salve o povo.

EM SEGUIDA CALIBAN RESPONDER APOIANDO MINHA INTERVENÇÃO

Responder até Caliban em 27 novembro 2008 at 23:30
Prezado Sr. Jair,


Quero parabeniza-lo pela abordagem corajosa e direta, sem "dourar pilulas" . Concordo inteiramente com o seu enfoque. "Farsante", realmente, eh um adjetivo pesado demais, alem de totalmente desrespeitoso, ainda que a retorica gaiata seja travestida de "insinuacao".

Eh impressionante que os esforcos e a dedicacao de centenas, senao de milhares, de pessoas que, anonima e decisivamente, trabalharam e continuam trabalhando para mudar a face deste Pais, sejam ignorados e simplesmente elas sejam relegadas a um plano secundario, como mera "massa de manobra" de um lider carismatico.

Qual seria o objetivo oculto de se fazer uma afirmacao tao leviana e, ao mesmo tempo, tao "ingenua" ?

Parabens pela critica inteligente e lucida e, sobretudo, pela coragem de expor suas ideias sem medo das pedras !

AI COMO NÃO SE REGTSTROU NENHUM OUTRA INTERVENÇÃO EM DEFESA DE LULA, REAPARECE DAS CINZAS UMA FIGURA EXÓTICA ESCREVENDO COMO PROVOCAÇÃO:

até Anarquista Lúcida em 29 novembro 2008 at 0:44
Acho impressionante como os adeptos da "santificação" do Lula conseguem deturpar o dito por outros. Conseguem transformar um texto que defende o Lula num xingamento contra ele, pelo simples fato do autor do tópico, numa pergunta retórica, admitir a possibilidade de outras pessoas acharem o Lula farsante, e ir contra essa opiniao. E querem proibir qualquer um de pensar diferente deles. Crime de lesa-majestade! Votar em outro candidato, entao, deve merecer pena de morte. Democracia é um mero detalhe. Francamente, nao vêem o quanto a proibição do pensamento é danosa, e favorece no fundo a Direita. É a Direita que precisa de pensamento único. Ou o estalinismo, claro. Mas nao dá mais para ser estalinista hoje, nao é nao?
Anarquista Lúcida

ALGUÉM, PROVAVELMENTE ARTICULADO PERGUNTA SE ERA COM ELE A PROVOCAÇÃO. ELA NATURALMENTE RESPONDE QUE NÃO. Eu também respondo:

Responder até Jair Alves em 30 novembro 2008 at 14:40

Seja lá que nome tenha,

A última coisa que você deve sentir é no papel de vítima -

Você me provocou por três vezes. Não costumo recortar o que escrevem outras pessoas por que acho isso nojento, mas basta olhar na seqüência das postagens. Escrevi inicialmente para dar o troco ao mau gosto do autor do tópico e você se meteu. Vai procurar sua turma.. Me deixa em paz.

Layr levantou a bola para você reforçar que tem alguém "santificando". Um extraterrestre inventou mais esse bordão para continuar na campanha caluniosa com Lula e todos os que de alguma forma defendem o seu governo. Esses métodos são todos manjados e desde há muito. Inventa-se um inimigo, ou um motivo para poder desfiar o proselitismo primário. No passado foram a desculpa foi os “comunistas”, depois os nordestinos, os bichas, ou corintianos ou para muitos os norte-americanos. Depois se inventa defesas para continuar com essa provocação infindável. Do tipo “interditaram o debate” etc. Não tenho que me explicar em relação a nada você. Nem sei se existe. O macaco com certeza, do contrário não teríamos a foto dele. Também adoro os primatas, não você, não a conheço. Nem sei a que gênero humano pertence. Então?

Isso tudo sem agredir outras pessoas. Você não é pessoa. É uma anarquista Lúcida, que se apresenta como um Símio antropomorfo. Não reclame. Se quiser parar por aqui pra mim tudo bem. Do contrário à gente continua.

COMO INEXISTE ARGUMENTAÇÃO PARA DISCUTIR A QUESTÃO CENTRAL DA POSTAGEM TUDO PARECIA QUE IA ESFRIAR. NO ENTANTO SURGIR "PARA VALER" UM FAZENDEIRO TRANSVESTIDO DE ESQUERDA RADICAL PARA REQUENTAR O BATE BOCA. LEIA SÓ:

Responder até arkx em 1 dezembro 2008 at 22:08

Jair,

você tem talento, inteligência e experiência suficiente para ficar se perdendo nesta ranhetice besta.

já tentei por mais de uma vez fazer com que você compreenda isto.

seus posts e comentários sobre arte e cultura sempre foram instigantes e de alto nível de qualidade. ao contrário desta agressividade despropositada e inútil ao discutir política.

em seus textos sobre produção cultural é flagrante uma compreensão de profundidade e complexidade dos problemas da área.

também ressalto que você me pareceu ser um dos poucos que de fato percebe a necessidade de criar formas alternativas de financiamento de circulação para viabilizar uma produção cultural independente.

você tem enorme contribuição a dar para esta Comunidade, que não seja apenas ficar tentando irritar as pessoas e perturbar o andamento dos posts com os quais você não concorda.

você está desperdiçando sua capacidade e impedindo que os demais participantes desfrutem de suas qualidades.

.
p.s.: nem tente me provocar! você tá cansado de saber que eu não aceito provocações.


NO QUE EU RESPONDI:

Responder até Jair Alves em 4 dezembro 2008 at 10:14


proprietário rural,

Não me consta que eu tenha me dirigido a vc nesse tópico. Dispenso sua avaliação a meu respeito seja positiva ou não.

Dispenso esse seu tom de capataz de fazenda dizendo o que devo ou não fazer. Sua abstração quanto aos santificadores de Lula para mim nada quer dizer. Vontade não me faltou de mandá-lo para onde nunca deveria ter saído, porém tenho me concentrado no absurdo do titulo. Perguntei ao autor da façanha porque ele não substituía o nome de Lula (no título) pelo de sua mãe e ver se ele acharia normal alguém assim se expressar. Você acostumado a entulhar os tópicos com suas infindáveis citações, nada disse a respeito dessa retórica podre do autor. Por que não saiu em sua defesa – da livre expressão?

A escassez de vocabulário fez alguns se entregarem a ridicularizar a "santificação a Lula". Isso existe? Quem expressa de longe uma devoção e crença ao presidente da Republica é a população simples, desassistida durante séculos. São eles a quem criticam? Em verdade são vocês todos que se excitam com essa rinha de galo é que se postam como beatos. Observe: alguém aqui me provocou tentando me colocar como “petista”, como se petista fosse uma chaga. Eu posso ser ou não a favor do Partido dos Trabalhadores, o problema é meu. Defendo ou critico seus militantes a hora que eu quiser. Não me parece que aqui seja o fórum adequado.

Vc proprietário rural gaba-se da vida abastada que leva na sua propriedade agrícola e ainda vem insinuar que irrito as pessoas? Sempre que pode exercita a sua arrogância ou ameaça sair do debate dizendo mais ou menos que (não brinco mais). É você que se irrita, dependendo do número de copos de leite (de cabra, vaca ou cobra?) que toma. O que te irrita é alguns outros é o que escrevo. Escrevo a exatos quarenta anos. Nunca sofri um processo de difamação. Fui sim processado e preso por outros motivos, mas não é caso, isso não te interessa. Você agora está escudado por uma legião de figuras exóticas que não vai demorar será conhecida como um exército de ridículos. Quem mais se inscreve? Tem aquela que se esconde por trás de uma mascara de macaco que confessa quando baixa a guarda que nem conhecia os teóricos do Anarquismo. Adota um codinome que pressupõe existir duas categorias de anarquistas. Ela naturalmente se julga lúcida. O que são os demais anarquistas – malucos ou petistas? Essa não tem direito de chamar ninguém de palhaço (ao menos no sentido pejorativo). Chega a ameaçar pedir punição para aqueles que defendem a sua liberdade de escolha. Acusa a quem se defende de fazer propaganda política partidária e o que faz quando tenta, ridicularizar o presidente da República e seus seguidores. Quanto a vc Eduardo, mesmo que no condicional a sua intenção sempre foi uma, desqualificar a ministra que sequer colocou seu nome em discussão para indicar o seu candidato a presidência daqui a dois anos. Sua irresponsabilidade é visível e seu desconhecimento da realidade é gritante. Basta ler as demais inserções que fez em outras instancias da Comunidade.

Essa nuance é ignorada na hora de me insultar, me provocar.

Proprietário rural - eu não me dirigi nem a ela, nem a vc e nenhum momento porque em vezes anteriores sua índole estava revelada. Respondi aqui por conta da agressão e insulto sofrido. Quanto a você devolvo essa minha avaliação em troca da que fez no domingo a meu respeito. Vc não tem a menor preocupação com a coerência, segue o seu impulso doentio de provocar àqueles que tem uma história a defender. VC se mete em discussões inventando citações como um arquivista neurótico. Qualquer texto, corte de texto colocado fora de contexto pode surtir efeito inteiramente contrário. É tão inconseqüente que chega a criticar, em outro tópico, os que fazem campanha lulista e também os anti-lulistas (as palavras são suas), ao mesmo tempo em que se gaba de ser um crítico contumaz de Luis Ignácio Lula da Silva. A quem pretende enganar. Não precisa responder (parodiando o personagem de um antigo programa humorístico, justamente usando um macaco como personagem). A mim vc não engana.


A BAIXARIA COMEU SOLTO E EU RESPONDI FINALMENTE:

Responder até Jair Alves em 5 dezembro 2008 at 7:47
Ah Eduardo,


Agora entendi. Você chama Maria Dirce de anjinho. Está entendido. Mas sobre a questão da defesa. Você está com 47 anos, correto? Funcionário público, certo? Não pode estar com nenhum problema neurológico, correto? É muito novo pra isso. Então, se esqueceu que neste tópico você foi o primeiro a defender um político e veja você que ele também defende o governo de Lula, ou não? Então por que reclama, tem acesso de risos. Ou será que chamando Lula farsante você está defendendo Lula? Então o problema seu é muito pior. Você tem antes de completar o curso de direito passar primeiro alguns anos de realfabetizando.

Mas sabe o que eu verdadeiramente acho? Você pensa que engana mas não engana. Esse é a questão. Você precisa viver uns tempos aqui no estado de São Paulo. Vai perceber logo o inferno que o Psdb criou por aqui. Você inadvertidamente criou uma situação emblemática. Lembra daquela moça que num jogo do Brasil e Chile soltou um daqueles sinalizadores em pleno Maracanã e acertou o goleiro chileno Rojas? Pois é, você com essa porcaria de Tópíco fez o mesmo. E olha que sua experiência com política é das mais acidentadas, não?

Você tem uma saída. Você é um único responsável por isso tudo, no entanto é o único que tem poder para refazer texto aqui. Ninguém mais, sabia? Basta que você refaça o título de uma forma que as pessoas como nós cidadãos normais possa entender. Sabe como é, o nível de educação no Brasil é muito baixo, vide a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo o que faz? Não faz nada. Então, você não pode culpar as demais pessoas. Vá lá meu rapaz exercite o seu direito, mude o título. Se não quiser mudar o texto não precisa, mas não faça propaganda enganosa. Acho até que pode e deve (é seu direito) defender outro candidato que não seja a Dilma, porque você tem informações que te qualifica para dizer que ela não serve. Seu candidato é outro. Vai nessa. Mas não crie mais confusão. Uso essa expressão para não usar outra mais conhecida e mais agressiva. Não faço isso para não dar chance ao pessoal do amendoim que fica se aproveitando da obra alheia. PRESTENÇÃO! - a expressão se aproveitando da obra alheia tem o mesmo sentido da expressão usada neste mesmo tópico, considerada por muita gente do amendoim como grosseira. Sabe porque isso aconteceu? Porque eles não leem nada. Mas você não, você lê. Só não lê o que escreve. Mas tudo bem.
Mas não se esqueça, estarei aqui até o final para te proteger, para não ser atacado pelo ira dos "santificadores de Lula".


O TEÓRICO DA TURMA FAZ UMA ULTIMA OBSERVAÇÃO PARA OS SEUS SEGUIDORES;

há notáveis experiências em Porto Alegre, com Olívio Dutra e Tarso Genro, e com Erundina (Paul Singer) e mesmo a Marta em São Paulo.

diversos cidades menores administradas pelo PT e que adotaram o modelo de orçamento participativo são uma inestimável fonte de experiência.

abraços

NO QUE SURPREENDENTEMENTE O AUTOR DA PORCARIA DO TÓPICO RESPONDE:

Responder até Eduardo Ramos em 6 dezembro 2008 at 16:07

Confesso que desconheço essa experiência, só ouvi falar "por alto", mas fico feliz que haja cidades em que tenha dado certo... Abço.
.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Porto Alegre, na gestão Olívio Dutra, inaugurou efetivamente a prática o Orçamento Participativo, com participação de representantes de associações de bairros e comunidades representativas de diferentes regiões do município.

A ressaltar, também, que é idéia de administração surgida das bases de administrações progressistas urbanas (socialistas), inclusive em grandes cidades do mundo todo.